Coletânea ‘Agostarte Entre Autores’ e seus bastidores

Coletânea do Agostarte e seus bastidores

Foi lançada no dia 2 de Maio pelo selo da Tuareg Records a coletânea de gravações da sexta edição do festival de artes integradas Agostarte, que trouxe o tema Entre Autores.

São 24 canções autorais interpretadas por 11 artistas que se apresentaram no evento.

O álbum foi gravado e mixado por Jonathan Lazzaro e produzido por Willy Santos.

 

Arte da Capa: Jhon Douglas

 

O que é Agostarte?

O "Agostarte" é um festival de artes integradas que teve início em 2016, por iniciativa própria de músicos, musicistas, artistas visuais, do artesanato e demais áreas que contemplam e interagem com o campo da arte e cultura.

O Agostarte é fruto da ideia do quarteto musical 'Os Alienistas'(Lívia Nunes Fernanda Fernandes, Willy Santos e Sandro Vieira)  a fim de dar voz aos novos grupos musicais e artistas independentes. Atualmente é produzido pelo coletivo República Mofaia.

O evento sempre é realizado na casa de artistas colaboradores - com exceção a 4ª edição realizada na Aorta Comidaria e Bistrô - com público aproximado de 150 pessoas.

Ao todo, foram realizados seis eventos nesses dois anos. Mais de 50 artistas participaram do circuito - como músicos de Vilhena, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes, Porto Velho, Rio Branco (AC) e Chile.

Em três edições, o circuito disponibilizou parte da renda a grupos de apoio a causa animal - como o "Amor de 4 patas" e "Focinho Carente" - e Lar dos Idosos.

O "Agostarte" sempre partiu de iniciativa de artistas locais, sem apoio financeiro dos setores público e privado.

Todas as custas - som, decoração, iluminação, alimentação etc. - são custeadas com a renda da venda de ingressos (que custa R$ 10,00).

Na última edição do evento, em 21 de abril, contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de Rondônia e amigos.

 

O que é Tuareg Records?

É um selo fonográfico independente fundado por Willy Santos afim de auxiliar artistas vilhenenses a lançarem suas músicas e discos nas plataformas digitais de streaming e lojas virtuais. Tem um catálogo significativo com os músicos e bandas: Gabriella Schmadecke, Radio Tesla, Willy Santos, Os Alienistas, Vitrola De ficha (Porto Velho-RO), Subpop, Eross (Nova Prata-RS), Soyuz e toda a trupe participante da sexta edição do Agostarte Entre Autores.

Músicos Participantes // "Agostarte Entre Autores" 

 

Soyuz

A dupla Soyuz composta por Lívia Nunes e Fernanda Fernandes abriram o Festival trazendo músicas já tocadas anteriormente com a banda Os Alienistas e músicas inéditas. Na Coletânea elas trazem 3 grandes canções ‘Mais Uma Música’, ‘O Sol Vai Aparecer’ e ‘Bem Me Quer, Mal Me Quer’.

Vandin

O rapper Vandin trouxe o poder das rimas autorais para o festival. Desde que o Agostarte foi criado, foi a segunda vez que ele participou. No disco ele traz a rap ‘Ladeira’. Vandin tem o vídeo mais compartilhado e visualizado da página do evento com 2 mil visualizações e 50 compartilhamentos.

Jhon Douglas

Se apresentou pela segunda vez no Agostarte, de surpresa na edição Entre Autores. Jhon trouxe todas suas canções autorais que remete as coisas da nossa região Norte e principalmente o Cone Sul de Rondônia.

Na Coletânea Jhon toca ‘Neuziana’, ‘Quanto mais eu falo, menos eu faço’ e ‘Telma’.

Luiz Antônio Rocha e Kátia Valléria

Umas das apresentações mais prestigiadas de todo o festival foi do mestre Luiz Antônio Rocha e sua parceira musical de longa data Katia Valléria acompanhados por uma super banda.

Luiz e Katia interpretaram músicas do disco ‘Eu Sou Do Mato’ na qual 3 foram disponibilizadas na coletânea: ‘Jericoacoarara’, ‘Quando Eu Canto’ e ‘Assim Somos Nós’

Subpop

Um a das maiores bandas da cidade estreou no Agostarte trazendo 7 canções autorais lançadas em 2017 nas redes sociais. 3 destas canções estão disponíveis na coletânea, são elas: ‘Fomelite’, ‘Sábado Em Casa’ e ‘Vilhenaro e os Poluíticos’.

Mauro Araújo

O pianista-compositor porto velhense Mauro Araújo trouxe as canções do seu disco solo Pássaro. Considerado um dos maiores pianistas do Brasil esbanjou humildade durante o evento.

Duas canções de Mauro estão disponíveis na coletânea, são elas: ‘Pássaro’ e ‘Canto De Luana’.

Você pode ouvir todo o seu disco gratuitamente no YouTube.

Brothers Lazzaro

A dupla de Colorado do Oeste composta pelos irmãos Jonathan Lazzaro e Jefferson Lazzaro interpretaram várias canções autorais que futuramente terão versões em estúdio. Na coletânea foram disponibilizadas: ‘Castelo de Areia’, ‘Ensaio Sobre o Amor Moderno’ e ‘Cantar é Amar’

Gabriella Schmadecke

A cantora e compositora Gabriella Schmadecke mostrou 5 músicas autorais, parte delas lançadas no EP ‘Cantarole, Gabriella’ de 2017, disponível no Spotify. Na coletânea Gabriella traz 3 canções: ‘É Apenas Mais Um Pedido de Desculpas’ (Inédita), ‘As Várias Paixões Que Já Tive’ e ‘Sempre Acreditei’.

Gabriê

O ponto alto do festival foi a apresentação da cantora de Porto Velho Gabriê. Dona de uma voz marcante ganhou os corações de todo o público que estavam presentes. Na coletânea 2 músicas dela foram disponíveis: ‘Voltei Amor’ e ‘Estaca Zero’.

Willy Santos

Como forma de divulgação do seu álbum ‘É Aqui Onde A Vida Começa’ Willy mostrou 3 das suas principais canções. Apenas uma está disponível: Retratos de Sacada. Que encerra a coletânea.

Está disponível nas plataformas:

Spotify

Deezer

iTunes

Google Play

Youtube

OneRPM 

 

-

Texto: Willy Santos - Sandro Vieira

EQUIPE POSSE.